Cinedebate: O Audiovisual nas Bordas

A Associação de Arte e Cultura Periferia Invisível realizará na próxima terça-feira, 05 de julho, o primeiro Cinedebate “O Audiovisual nas Bordas”. A proposta do encontro é discutir, a partir de alguns materiais de referência, entre os quais o Programa Certo Olhar, produzido pelo Periferia Invisível, questões pertinentes a cena de audiovisual periférico, como a formação de profissionais, o financiamento das produções e a distribuição dos filmes nas periferias.

Para dar conta dessas temáticas, contamos com três cineastas periféricos, que irão facilitar o debate:

Andrio Candido

Formado em História e Artes do Palco, Andrio Candido é roteirista, produtor e ator do longa-metragem colaborativo Um Salve Doutor, construído em conjunto com a rede de coletivos culturais da Zona Leste de São Paulo, o Programa VAI da Prefeitura, e o programa Jovem de Responsa – Ambev. Fundou o projeto Filhos de Ururai, onde realiza intervenções poéticas nos vagões de trens da CPTM e publica nas redes sociais, tendo atingido mais de 250.000 visualizações e mais de 2000 compartilhamentos. Atualmente, circula pela cidade exibindo o filme Um Salve Doutor, realiza formações, palestras e rodas de conversa sobre Produção Cultural Periférica e se prepara o lançamento de seu primeiro livro.

 

Carlos Santana (Cacau Ras)

Morador do Itaim Paulista, Cacau Ras é editor, radialista, jornalista e produtor audiovisual, além de professor do Instituto de Cinema de São Paulo. Cursou Tecnologia e Gestão em Rádio e Televisão, Cinema e Arte Contemporânea da América Latina e Cinema e Literatura na UNESP. Foi o criador da primeira radioescola da cidade de São Paulo, a Rádio Filó. Em 2016 participou da mesa de debate sobre produção audiovisual e cinema nas periferias da Fepalcine, além de ter sido jurado de Cinema no Festival MOOC de cinema em Montes Claros.

Já recebeu diversas premiações, entre elas, a Medalha Galgo Alado pelo filme “Profissão MC” (2009), tendo sido também finalista no Festival de Cabo Frio (2010).


Paulo Camargo

Paulo Camargo é pedagogo, professor da rede básica de ensino, escritor e cineasta. Participou de dois filmes “Luz nas Trevas, a volta do bandido da luz vermelha” de Helena Ignez e “Um Salve Doutor” de Rodrigo Sousa & Sousa e Andrio Candido. Produziu, roteirizou e dirigiu curta-metragem MOZARTERANDO (2013), Longas-metragens RUA DOIS (2014 – Premiado como melhor filme), JAGUAPORERUBA (2015), e atualmente está na realização CONTO DAS ESTACÕES. Tem formação no TUSP – Teatro da USP, SP Escola de Teatro, Kinoforum, ABRAAPA. Tem contos no Livro CULTURA ZL e traduziu o livro para o espanhol do autor Emerson Alcalde – “A Massa”.

Além dos facilitadores, contaremos também com a presença da convidada Eliana Fonseca, do coletivo “É Nóis Na Fita”, que também exibirão alguns de seus trabalhos durante o encontro.

Confira a programação completa do evento:

 

Programação

19h00 – Exibição do Programa Certo Olhar – Andrio Candido

19h10 – Exibição de Cena do Filme “Um Salve Doutor”

19h15 – Exibição do Programa Certo Olhar – Paulo Camargo

19h25 – Exibição de Cena do Filme “Jaguaporeruba”

19h30 – Exibição do Programa Certo Olhar – Cacau Ras

19h40 – Exibição de Cenas dos Filme “Bar Secreto”

19h45 – Exibição de Curtas do Projeto “É Nois Na Fita” – Convidada: Eliana Fonseca

20h – Início do debate

Local: Sala SPCine do CEU Quinta do Sol – Parque Cisper, São Paulo – SP

Endereço: Av. Luiz Imparato, 564 – Parque Cisper, São Paulo – SP, 03819-160

 

Realização: Periferia Invisível

Apoio:

ProAc Editais – Governo do Estado de São Paulo

CEU Quinta do Sol

SPCine

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *