Exibição Certo Olhar #3 – Ju Costa
As exibições do Programa Certo Olhar continuam! No dia 19 de junho estivemos no Lajeado, no projeto Raízes – AVIB, para a exibição do Programa Certo Olhar #56, que entrevistou a artista Ju Costa (@jucosta_jc).
Grafiteira, professora e ativista, a artista da periferia de São Paulo retrata a diversidade periférica, discute através da tinta sobre a importância da ancestralidade e do reconhecimento dos povos indígenas e de matriz africana no território. Utilizando em suas obras a frase: RADICAL É SER LIVRE! Também é idealizadora do espaço Lab Casa Cultural, juntamente com a rede M.A.Na.S – Mães Artistas na Sagacidade, na zona leste de São Paulo.
Na sede da AVIB, no Jd. Lourdes, contamos com a presença de jovens e adolescentes do território, em articulação com o CCA da região e também com os integrantes do projeto Raízes, que fizeram a mediação do encontro, levantando questões e dialogando com a artista convidada Ju Costa, que também tem obras grafitadas nos muros da AVIB. Foi um encontro bastante produtivo em que pudemos discutir também o papel da educação na quebrada e como os espaços pedagógicos podem dialogar com as realidades territoriais em que estão inseridos.
Como medida de acessibilidade, os materiais exibidos contaram com legendas e audiodescrição, e o encontro contou também com interpretação de libras em tempo real. Agradecemos a todos que puderam participar e prestigiar o evento.
Este projeto conta com apoio da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura do Governo Federal.