Oficina de Portfólio e projetos para artistas periféricos
No próximo final de semana, 22 e 23 de fevereiro, a partir das 14h00, o coletivo ZL 100 Registro, em parceria com a produtora Disparo, oferece atividade de formação voltada para coletivos e artistas periféricos.
O objetivo da atividade é apresentar as principais ferramentas e formatos de elaboração de portfólios e propostas para os principais equipamentos culturais da cidade, públicos e privados.
O ZL 100 Registro é um coletivo de pesquisa e artes visuais, que busca registrar o trabalho dos produtores culturais da Zona Leste, que muitas vezes são invisibilizados pelos processos de registro tradicionais. Ao longo dos últimos dois anos, o coletivo já mapeou e registrou, a partir de fotos, retratos e minibiografias, 100 produtores culturais da zona leste, sendo 50 homens e 50 mulheres. O material virou uma exposição e, mais recentemente, um livro, intitulado “Narrativas de Uma ZL 100 Registro”.
Nesse contexto de pesquisa, o coletivo percebeu que existe uma dificuldade desses atores na organização e registro burocrático de seu trabalho, como por exemplo na criação de releases, portfólios, currículos e, consequentemente, na elaboração de propostas para os diferentes equipamentos culturais.
A partir dessa problemática, o coletivo convidou a produtora Disparo, nascida em 2018 na Ocupação Cultural Mateus Santos para atender os diversos coletivos que circulam pelo espaço, para realizar atividade de formação com foco específico na criação de portfólios e projetos culturais.
A formação terá duração de dois dias e será oferecida gratuitamente na Ocupação Cultural Mateus Santos, em Ermelino Matarazzo. Para participar, basta comparecer ao local!
Formação ZL 100 Registro:
Criação de portfólios e projetos culturais
22 e 23 de fevereiro de 2020, a partir das 14h
Ocupação Cultural Mateus Santos
Avenida Paranaguá, 1633
Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP